"Nature of a digital dream", é o projeto que ir apresentar em Roma no Artroom Fair, combina a materialidade da escultura têxtil com a e-materialidade da realidade virtual.
A obra é constituída por:
- 2 esculturas têxteis, que podem adoptar diferentes dimensões, ou disposição no espaço;
- Cada escultura tem a dimensão aproximada de 50 cm x 30 cm x 70 cm);
- O artefacto é complementado com uma app de realidade virtual, a que o público pode aceder e instalar no seu dispositivo móvel (sistema android) a partir da loja Play Store.
Esta obra (tangível e digital) pode ser enquadrada na estética pós-digital. A pluralidade da produção artística e teórica da arte digital/computacional é alvo de várias discussões e de diferentes interpretações.
Atualmente, a estética digital tornou-se numa tendência, mas a verdade é que já alterou em muito a nossa percepção quotidiana.
A aproximação entre a arte digital e as técnicas artísticas tradicionais, que não dependem inteiramente do computador, ou de outra produção mecânica, pode parecer contraditória, mas esta união, numa perspetiva da estética pós-digital, esbate as fronteiras entre o físico e o material, num jogo que questiona o processo de criação/produção do artista digital, do artista pós-digital e do artesão.
Neste sentido "Nature of digital dream" é uma rematerialização escultórica, tangível, que convida os espectadores para a interação e para a imersão, espectadores estes habituados a uma constante interação digital/tecnológica.
Sem comentários:
Enviar um comentário