Síntese: instalação de arte têxtil e digital

Síntese -
“1. [Gramática]  Figura que consiste em reunir numa só duas palavras primitivamente separadas.
2. [Lógica]  Método de demonstração que parte do simples para o composto, das causas para os efeitos, das partes para o todo; e, em matéria de raciocínio, do princípio para as consequências. (Opõe-se à análise.)
3. [Por extensão]  Toda a operação mental pela qual se constrói um sistema.
4. [Literatura]  Operação que consiste em formar a resenha da peça literária que se tem em mente.
5. [Figurado]  Resumo.
6. [Matemática]  Demonstração das proposições pela única dedução daquelas que já estão provadas até chegar àquela que se quer estabelecer.
7. [Cirurgia]  Reunião das partes divididas ou separadas.
8. Operação ou emprego de meios terapêuticos com o fim de reunir as partes divididas ou de restituir ao estado primitivo aquelas que haviam sido deslocadas.
9. [Farmácia]  Arte, acção ou processo de compor os remédios.
10. [Química]  Operação pela qual se reúnem os corpos simples para formar os compostos, ou os compostos para formar outros de composição ainda mais complexa.
11. Recomposição de um corpo com os elementos que haviam sido separados pela análise.
síntese de continuidade
• Reunião de partes acidentalmente divididas.”
"síntese", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/s%C3%ADntese [consultado em 24-04-2019].




Neste caso Síntese é o título da minha instalação, presente na exposição “25 de Abril sempre Mulher e sempre Liberdade” na Fundação Bienal de Cerveira. Síntese reúne as diferentes matérias, tangíveis e digitais, materiais e imateriais, os distintos processos de criação. Tomando nesta obra o rosto como ponto de partida, trabalhei-o não como rosto de alguém, reconhecível, mas como rosto de ninguém, apenas o rosto desfragmentando, e materializando, e explorando os limites da forma até á sua gênese, o que compõe o rosto, quais são os limites que reconhecemos como rosto humano.


Sem comentários:

Enviar um comentário