Créditos da imagem: Leo Burnett, https://bhtransmidia.wordpress.com/2013/09/24/narrativas-transmidias-henry-jenkins/
A série, criada nos moldes da novela brasileira malhação teve um grande destaque entre os jovens portugueses desde 2003. Morangos com açucar transitaram da ficção televisiva para o cinema, para o livro, para o dvd, para websites, comunidades virtuais etc. Combinaram novas e antigas mídias, de modo a expandir a narrativa principal, construindo um universo onde por sua vez é mais fácil ao publico interagir e participar. A narrativa transmedia permite ao espetador/consumidor explorar profundamente um conteúdo que lhe capte a atenção, mas também lhe permite compartilhar o conteúdo.
Os morangos com açucar criaram uma nova fonte de consumo em Portugal, foram lançados vários produtos a partir da série como DVDs, CDs, canetas, vestuário, espetáculos musicais, espetáculos teatrais, inúmeras comunidades de fãs, para além do site oficial da série e dos vários sites dedicados à série. Estamos então perante outra característica da narrativa transmedia: a imersão e a extracção. Através de experiências reais. como espetáculos musicas e teatrais, ou experiências digitais, o consumidor entra no universo da história, e ao adquirir os dvds, canetas, vestuário e outro merchandising o consumidor leva consigo a história para o seu da a dia.
Borges, Gabriela (2013), “Narrativa Transmedia” [slides]
Castilho, Fernanda (2011), “Migrações narrativas em multiplataformas. A era da convergência total”, 1º Encontro de Jovens Investigadores das ciências da Comunicação– Livro de resumos e notas biográficas
Jenkins, Henry (2006), Cultura da convergência
Sem comentários:
Enviar um comentário