Reagindo contra os efeitos nefastos da fast fashion e da cultura de consumo contemporânea surgem alguns movimentos, entre eles os que defendem uma moda sustentável.
A Patagonia é um desses casos.
Patagônia não é uma empresa de moda comum, pelo contrário, a Patagônia rejeita os modelos atuais da indústria da moda que esgotam os recursos naturais do nosso planeta. A filosofia por detrás desta marca é a ideia de responsabilidade individual: devemos comprar apenas o que precisamos, apelando a uma mudança no próprio consumidor, não só no que diz respeito ao mundo mas a tudo o que o rodeia. É preciso repensar o ciclo de vida de um produto, desde o impacto ambiental do processo de produção, ao número de peças que se compram, até "morte" do produto.
Fixing things
Como incentivo a uma moda sustentável a Patagônica convidou os clientes a reduzir o que compram, reparar o podem, reutilizar e reciclar. Da oficina da Patagônia, na Califórnia, Rick Ridgeway, e a equipa, reparam as roupas dos clientes e devolvem as roupas arranjadas em 10 dias. Criaram também uma parceria com a IFIXIT, um serviço online "how-to", com vídeos passo-a-passo como fazer arranjos na roupa.
Dyeing without water
Em muitos países a produção têxtil, principalmente o tingimento das peças e tecidos, desgasta os abastecimentos de água potável local e expulsa os resíduos poluentes para o meio ambiente. Por exemplo, para o tingimento de uma tshirt simples podem se gastar 25 litros de água. Esta situação extrema tem inspirado projetos inovadores como o Yeh Group. É um facto que a indústria têxtil precisa de colorir os seus tecidos, então há que investigar novas formas de tingir essas cores.
Com a tecnologia Drydye, desenvolvida pelo Yeh Group, a necessidade de água para o tingimento é eliminada, a utilização da água e produtos químicos é substituída pelo recurso ao dióxido de carbono fluído e utilização de corantes puros, sem aditivos.
O documentário está disponível online em: https://youtu.be/XCsGLWrfE4Y
Assistam, aguardo pelos vossos comentários aqui.
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