Blue Man Group em Berlim....um espetáculo com uma estética pós-digital



Há umas semanas atrás assisti ao espetáculo dos Blue Man Group em Berlim. Descobriu-o por acaso enquanto preparava a viagem mas foi uma experiência diferente,descontraída e a repetir.



Logo no exterior do Stage Bluemax Theater apercebemo-nos que este grupo aposta muito no impacto visual e no efeito que este tem nos espectadores. O exterior do edifício está anunciando grandiosamente o espetáculo, funcionando como uma entrada para o universo destas loucas personagens azuis.

Créditos da imagem : https://www.berlin-buehnen.de/en/theatres/stage-bluemax-theater/

No interior do edifício a imersão na performance começa: passamos pelos instrumentos criados para a performance,  por fotografias do grupo a interagir como público, e chegamos a um bar onde, quando a sessão termina, os performers vêm, ainda na sua estranheza azul, conviver com os espectadores.

A sala intimista torna-se intimidadora logo à entrada, nas cadeiras das filas da frente estão gabardines transparentes para que os espetadores as vistam. As bolas gigantes no teto da sala, mesmo por cima das nossas cabeças e os mecanismos que aparentam disparar algo a qualquer momento, também despertam alguma curiosidade. Havia na sala um ambiente de boa disposição e expectativa.

A abertura do espetáculo só por si ultrapassava as expectativas criadas, um momento musical com ilusões ópticas provocadas pela projeção de vídeo, luzes e os reflexos coloridas das faixas refletoras presentes nos figurinos dos músicos.

Créditos da imagem: https://www.stage-entertainment.de/musicals-shows/berlin/blue-man-group/show/blue-man-group-berlin-en.html

A estrutura do espetáculo é fragmentada, modular, de “digestão fácil”. Nos momentos musicais percurssivos apostam enormemente na força visual, com instrumentos grandiosos e impactantes criados em materiais quotidianos propositadamente para os espetáculos, o uso de tinta fluorescente que explode dos instrumentos durante a performance e invade a sala, nos movimentos dos músicos realçados pelas faixas, e nos próprios blue mans que nos seus fatos de macaco pretos, se mantém silenciosos, estranhos e sem expressão facial, de modo a deixar toda a expressão para a performance que estão a protagonizar.

Créditos da imagem: https://www.stage-entertainment.de/musicals-shows/berlin/blue-man-group/show/blue-man-group-berlin-en.html

Os módulos de entretenimento são marcados por temas como a tecnologia, a internet, a visão humana, a internet, a sobrecarga de informação e a dependência atual dos meios tecnológicos móveis, as políticas de privacidade entre outros temas contemporâneos.

No seu todo a performance é uma reflexão suave sobre a contemporaneidade sob uma estética pós-digital, de um modo leve e arrancando umas boas gargalhadas ao público.

Durante todo o espetáculo os artistas interagem com o público, trepam pelas cadeiras, vem buscar voluntários (ou voluntários menos voluntariosos) deixando o público com a sensação de que ninguém está a salvo de fazer parte daquele espetáculo. Este trepar constante é uma metáfora usada pelo grupo para as formas de subir ao topo.

Os Blue Man Group surgiram em 1987,e tornaram-se um grupo de arte performática que se apresenta, com produção contínua, em Berlim , Boston , Chicago , Las Vegas , Nova York e Orlando. Em 2007 o projeto foi comprado pelo Circo de Solei que pretende expandir o conceito.

Créditos da imagem: Blue Man Group in Berlin | Official Trailler 


Mais sobre o grupo:
https://www.nytimes.com/2017/07/06/theater/cirque-du-soleil-buys-blue-man-group.html
https://www.blueman.com/


Sem comentários:

Enviar um comentário